Foto: Malu Verçosa Mercury 
Ela transforma imagens em esculturas, registra frames que contam uma história, fotografa a alma das pessoas e a essência do momento. Com quase duas décadas de experiência em fotografia, Célia Santos é considerada versátil na sua profissão. Faz ensaios fotográficos, books, registra a poesia dos casamentos, faz publicidade, shows e o que mais gosta: registra de forma única os povos e a natureza do Brasil.
Filha de mineiros que mudaram para São Paulo para melhorar de vida, Célia é paulistana, criada na zona sul da maior cidade do Brasil. Ela cresceu vendo o pai e a mãe darem duro como trabalhadores do Brasil. Sensível que é, começou a fotografar “com os olhos” ainda criança, registrando os momentos mais fortes da sua vida, e sonhou poder eternizar esses momentos com uma câmera fotográfica. 
Formada em turismo, o primeiro salário foi usado integralmente para comprar a primeira câmera fotográfica, assim como os salários seguintes foram usados totalmente para pagar revelações de fotos. Dos ensaios com os amigos para a fotografia profissional foi uma questão de tempo. A fotografia de Célia Santos rapidamente ganhou reconhecimento: foram diversos prêmios como o concurso Itaú e o cobiçado prêmio Sérgio Buarque de Holanda. Foi essa fotografia premiada que levou Célia por todo o mundo, mas a fez mergulhar especialmente na profundidade do Brasil, nos lugares mais distantes e de difícil acesso. 
Durante 8 anos, Célia Santos dedicou boa parte do seu tempo a projetos grandiosos como a Caravana do Esporte e das Artes, realizada em parceria com o UNICEF. Com olhar delicado, Célia Santos fez também registros publicitários para empresas como Avon, Brasfond e assessoria em uma das campanhas da Bob Dog com Karina Bacchi. Amante de todos os tipos de arte, Célia também se especializou em registros espetaculares de shows ao vivo: é a fotógrafa oficial da cantora Daniela Mercury desde 2007.  
Foi responsável pelas capas de CDs, de DVDs e Singles da Rainha do Axé na última década. Ela fez o clique do DVD Canibália - Ritmos do Brasil, as capas do CD e DVD “O Axé, a Voz e o Violão”, do EP Tri Eletro, da icônica capa do CD Vinil Virtual, em que a cantora Daniela Mercury posa nua com a esposa e também o clique de Daniela e Caetano Veloso, em “Proibido o Carnaval”, que teve canção e videoclipe lançados em 2019. Célia é uma artista rara, com olhar especial e, com certeza, será considerada em breve uma das grandes expoentes da fotografia brasileira deste século.
Malu Verçosa Mercury     
Jornalista especializada em jornalismo cultural, com 20 anos de experiência em telejornalismo.                                                                                                                                      
Back to Top